Certificações

 
 
 
 HALAL

Aroma

O aroma do azeite deve ser frutado, fresco e não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo. O seu gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona, pode ainda conter alguns traços importantes, tais como gosto amargo ou levemente picante. Elementos como sabor metálico, avinagrados ou acidez perceptível são factores negativos ao paladar e indicam um azeite de baixa qualidade.



Cor

A cor do Azeite não está diretamente relacionada com o seu sabor e aroma. Um Azeite verde provém da prensagem de azeitonas ainda verdes, enquanto que um Azeite dourado provém da prensagem de azeitonas maduras. Normalmente os azeites mais verdes tem aromas e sabores mais frutados.



Sabor

O Azeite dá sabor, aroma e cor, integra os alimentos, personaliza e identifica um prato. A degustação de um azeite é feita normalmente em copos de prova de tamanho específico de cor azul-cobalto que evitam que o provador seja influenciado pela cor do azeite. Antes de degustado o copo é aquecido por alguns segundos na palma da mão, de modo a provocar a libertação do aroma. O provador em seguida absorve um pouco do azeite da mesma forma que faz um degustador de vinho, puxando-o através do ar e espalhando-o com a língua por toda a boca para que se possa sentir o sabor.



Qualidade

O azeite mais saudável é o Azeite Virgem Extra. Um azeite de boa qualidade é elaborado a partir de frutas maduras e sãs, processadas no máximo em 24 horas após a colheita. Como produto natural que é o Azeite, ao contrário do vinho, não melhora com o tempo, pelo que é aconselhável consumi-lo o mais cedo possível. Quando bem acondicionado, pode conservar-se, sem alteração das suas características, ao longo de 18 meses a partir da extracção. Os modernos lagares permitem fazer azeite da máxima qualidade nas melhores condições higiénico - sanitárias.



Saúde

O azeite é considerado desde cedo a gordura mais saudável e absolutamente insubstituível. O consumo de azeite reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O azeite é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o cancro e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento.



Gastronomia

O azeite é o ideal para fritar. Em condições de temperatura adequadas, sem deixar aquecer demasiado, não sofre nenhuma modificação estrutural substancial e guarda o seu valor nutritivo melhor do que outros óleos, não só por causa dos antioxidantes mas também devido aos seus altos níveis de ácido oleico. O seu ponto máximo de aquecimento (210 º C) é substancialmente mais alto do que a temperatura ideal para fritar os alimentos (180 º C). Todas as outras gorduras que atingem o ponto crítico de aquecimento mais baixo, decompõem-se e deterioram-se a esta temperatura  formando produtos tóxicos.

Normalmente, os azeites mais leves e doces são mais próprios a serem usados em saladas, legumes e carnes brancas. Os mais acentuados são melhor aproveitados se usados em carnes vermelhas e cozidos.

 

Produzir azeite de máxima qualidade, utilizando métodos de produção sustentável que respeita o meio ambiente, mediante a utilização da tecnologia mais avançada.

olivaisdosul214
Conheça-nos melhor!

facebook olivaisyoutube

CONTACTOS
Fale connosco!

ONDE ESTAMOS
Mapa

Notícias Recentes

Todas as Notícias -

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com